terça-feira, 11 de abril de 2017

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Whey Protein


Presente na maioria das dietas proteicas, o whey protein é o melhor amigo daqueles que desejam hipertrofiar. Mas, será que ele faz bem? Por que é tão caro? Entrevistei a professora e nutricionista da Unime Tassara Moreira, para tirar essas e outras dúvidas.

Se você quiser saber onde comprar whey em Salvador sem gastar muito, clique aqui.

O que é whey protein e por que ele é tão importante em algumas dietas?
           
O whey protein é um suplemento alimentar feito em sua maioria a partir da proteína do soro do leite, além de conter pequenas quantidades de carboidratos e gorduras. Ele é importante em algumas dietas, principalmente em quem tem uma demanda aumentada nas necessidades de proteínas (atividade física, doenças catabólicas - desnutrição, por exemplo), pois reúne proteínas de alto valor biológico - isso significa que ele contém aminoácidos essenciais em sua composição, que nosso organismo não é capaz de fabricar.

Por que o whey de qualidade é tão caro? 

O valor do whey proteín é determinado pelos seus tipos disponíveis no mercado. Existem basicamente três tipos de whey protein disponíveis para compra: o whey concentrado geralmente é o mais barato, possui uma menor quantidade de proteínas em sua composição -  80% de proteína. Isso significa que o teor de carboidrato e gordura desse produto é maior quando comparados aos outros dois tipos. Temos também o whey protein isolado, que é mais puro, concentra cerca de 90% ou mais das proteínas do soro do leite, com resquícios mínimos de outros compostos do soro do leite. É indicado para quem possui intolerância à lactose, por exemplo. E temos também o whey protein hidrolisado, onde as proteínas estão quebradas em pedaços menores, os peptídeos, que facilitam a digestão e a absorção.

É possível substituir o whey por alimentos? Quais seriam?

Sim. Substitutos do whey podem ser: carne vermelha, frango, peixe, clara de ovo, soja.

É possível hipertrofiar sem a ajuda de suplementos? Só na alimentação?

Possível é, mas é um processo que exige um cardápio bem calculado para que as necessidades de proteínas sejam atendidas. Por exemplo, se foi calculado para o indivíduo consumir 20 gramas de proteína em um pós treino, ele pode consumir essa proteína no suplemento de whey protein ou consumir a proteína sólida (carne vermelha, frango, ovo). Só temos que tomar cuidado com a quantidade, pois em 100 gramas de clara de ovo cozida encontramos uma média de 13,4 gramas de proteína - para atingirmos as 20 gramas calculadas no exemplo acima seria necessário quase 200 gramas de clara de ovo (e vamos combinar, é muita clara né?). Nesses casos o uso do suplemento facilita o consumo da proteína, além de ser prático para quem não possui muito tempo para o preparo de refeições sólidas.

O que precisamos prestar atenção ao comprar um whey?

Temos que ter cuidado em relação às marcas, pois algumas marcas já foram reprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por conterem informações erradas no rótulo. Os produtos geralmente continham mais carboidratos do que o descrito no rótulo, por exemplo. Além disso, ter certeza de que realmente é necessário o consumo do whey, pois em muitos casos, só através da alimentação já conseguimos atingir a quantidade de proteínas necessárias. O ideal é procurar um profissional nutricionista para orientar em relação às quantidades diárias de consumo do whey protein e às marcas mais confiáveis.

_ _ _

Me segue no Instagram! @pedro.hijo