terça-feira, 1 de novembro de 2016

Testei Crossfit, Funcional E Kettlebell Sport E Te Conto As Vantagens De Cada Um


Os professores João Victon e Tais Negreiros da Semeare Treino Funcional

Como eu disse no meu perfil no Instagram, dei um tempo na musculação. Faz mais ou menos três meses que não coloco o pé na academia e, para não ficar parado, resolvi testar alguns esportes. Estava na busca de alguma prática que pudesse cuidar do físico e da saúde e que me divertisse enquanto eu suo. Fui atrás do Crossfit e do Funcional e, de quebra, conheci o Kettlebell Sport.

O Crossfit vai bem além do WOD (Work Out Of The Day ou Treino do Dia), dos gritos e dos pesos pesados que a galera ostenta na internet. Percebi isso, fazendo uma aula experimental no box da Crossfit Summer, a convite da minha amiga Martinha Fonseca, do blog Armário de Madame. Martinha é super tranquila quando o assunto é atividade física, nada restritiva ou espartana, o negócio dela é diminuir ao máximo a sensação de obrigação (inclusive, ela já falou disso nesse vídeo). Então, quando ela falou do Crossfit, eu logo me interessei para conhecer. Nossas vibes quando o assunto é exercício físico são bem parecidas.


Eu e Martinha mortos depois do Crossfit

Na real, o exercício é um programa de treinamento de força e condicionamento físico baseado em movimentos funcionais, feitos de forma variada e em alta intensidade. Ou seja, prepare-se para suar bastante. O bacana é que toda a atividade é acompanhada por professores que adaptam o exercício às suas condições físicas. Eu comecei pegando pesinhos de madeira, por exemplo.

O treino funcional segue uma metodologia bem parecida. Ele te ensina a realizar movimentos do dia a dia de forma mais eficaz. Fiz uma aula na Semeare e fui acompanhado por dois professores que estavam constantemente ao meu lado. O bacana desses treinos é que os instrutores estão sempre ligados nos seus movimentos, evitando lesões.

Conheci o Kettlebell Sport porque a minha amiga Tayse Argôlo comentou em uma foto sugerindo que eu fizesse uma aula experimental na academia Vidaativa. O programa concentra-se bastante no peso e é menos dinâmico do que o Crossfit e o Funcional mas não menos divertido. O legal, além do acompanhamento que é feito por uma campeã nacional do esporte, é que você está sempre se superando e aprendendo movimentos novos.

No vídeo abaixo eu te mostro como foram os meus treinos. Espero que você entenda um pouco sobre cada um dos exercícios e diminua as dúvidas sobre qual prática escolher.

_ _ _

Endereços das academias citadas:
Crossfit Summer: R. Moreira de Pinho, 68 - Canela, Salvador
Semeare: R. José Pedreira, 41 - Candeal, Salvador
Vidaativa: Praça Jorge Freire, 170 - Costa Azul, Salvador

_ _ _

Se você é apaixonado por algum esporte ou quer conhecer melhor sobre um exercício, me recomenda o nome lá no meu Instagram ou aqui nos comentários! Vou adorar fazer um novo vídeo testando outros exercícios! @pedro.hijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário