quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O Que A Falta De Autoconfiança Te Impediu De Fazer Hoje?


Eu poderia fazer uma lista de coisas que eu deixo de fazer todos os dias por pura insegurança. O medo de parecer ridículo, burro, fraco, feio tende a me paralisar e me impedir de colocar em prática coisas banais do dia a dia como, por exemplo, tirar a camisa. Mesmo sozinho, dentro de casa.

Nos lugares onde tirar a camisa é um comportamento esperado, eu sempre estive vestido porque nunca atendi ao padrão. Olhar para baixo e ver a minha barriga flácida ou os flancos que saltam por cima do cinto é como se eu enxergasse alguém que falhou, que não é digno. Isso influencia no meu dia a dia. Estou a todo momento vestido, corrigindo a minha camisa para que nada apareça; ao sentar no sofá, trato logo de colocar uma almofada no meu colo para me cobrir; estou a todo momento com o abdome e braços flexionados para parecer ser mais forte do que eu sou; pegar objetos em prateleiras altas é um desafio para que nenhum pedacinho da barriga apareça quando a camisa levantar. Sempre foi assim, quando eu pesei 97kg e quando eu pesei 69kg.

Ao contrário do que parece, a busca por um "corpo perfeito" não atinge apenas mulheres. Um estudo mostra que homens ligam a gordura com “fraqueza da vontade”, enquanto que magreza e músculos estão associados com “sentimentos de confiança e poder em situações sociais”. Há uma série de expectativas com relação ao formato do corpo "masculino" e não chegar neste ideal pode ser uma questão para vários homens que não possuem muitas ferramentas de comunicação para demonstrar essas inseguranças. Homens não falam sobre suas vulnerabilidades porque não aprenderam a fazer isso.

Expor essas inquietações e mostrar fragilidades comuns a qualquer ser humano são exercícios que têm me motivado diariamente. Ainda é um desafio falar em frente a uma câmera, postar uma foto sem camisa, escrever o que eu quiser escrever aqui, mas acredito que ao fazer tudo isso, posso, enfim, viver.

Eu realmente não sei se você que está lendo isso já abriu mão de alguma coisa por algum medo de parecer bobo, ridículo, feio. Mas, se você já deixou de fazer algo que te interessava porque não queria chamar a atenção, eu espero que a minha exposição aqui neste blog e no vídeo abaixo te inspirem a seguir em frente.

Sou muito grato a todos os homens que tiram suas camisas e postam fotos na internet. Vocês me dão força para entender que o meu corpo não deve ser motivo de timidez. Ele é tão especial quanto qualquer outro corpo que aparece na minha timeline. Somos todos incríveis e não há motivo para ter vergonha.



_ _ _

Me siga no Instagram para acompanhar as minhas postagens! @pedro.hijo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário