quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Dica Do Profissional: Salada no Pote Prática e Nutritiva Para Levar Para O Trabalho


Uma marmita prática, saudável e barata é um objeto de desejo que tenho há muito tempo. Por isso, estou amando a moda da salada no pote. Nesta semana, participei de uma Oficina de Gastronomia Funcional com a professora e nutricionista da Unime Tassara Moreira para aprender a fazer direitinho a tal salada da moda da maneira mais nutritiva possível.

O primeiro passo é conseguir os potes, que têm que ser de vidro e ter boa vedação. Dá para comprar ou reutilizar de produtos em conserva. Lembrando que é sempre bom optar pelo reuso e gerar menos lixo. É só tirar os rótulos, enxaguar os potes com água fervente e deixá-los secar.

Daí, é só montar a refeição. A nutri me passou uma dica de como montar a salada em quatro camadas para que ela fique balanceada em nutrientes e também deliciosa por mais tempo. Para isto, o segredo é manter as folhas secas, para que não murchem ou estraguem. Olha só a regra das quatro camadas (e como fiz a minha):

Primeira Camada: Molho. Ele precisa ser inserido no fundo do pote, para manter a umidade longe das folhas. No meu pote, coloquei  mostarda, azeite, iogurte e especiarias.

Segunda Camada: Ingredientes pesados. Eles devem cobrir o molho, por isso, devem estar bem secos. A minha salada teve tomates cereja e ovos de codorna. Pode levar também vegetais (cenoura, pepino, rabanete), queijos firmes (em pedaços pequenos), feijão fradinho, ervilha, grão de bico ou lentilha.


A pró (no meio) com a turma

Terceira Camada: Itens mais leves. Coloquei muito milho (amo), tomate e azeitona. A camada pode ter também cogumelos, brócolis, couve-flor, palmito, sementes ou frutas.

Quarta Camada: Folhas e outros alimentos que não devem ter contato com o molho antes do consumo. Na minha salada, optei pela alface americana, pela folha de mostarda (que conheci na oficina) e atum. Além das folhas, a nutri recomenda que se coloque massas cozidas, quinoa em grão cozida, frango cozido (em cubos ou desfiado), carne seca desfiada, bacon ou camarão cozido. Todos os ingredientes devem estar secos.

  • Higienização: Antes de manipular qualquer alimento, lave bem as mãos.
  • Lave as frutas e os vegetais em água corrente antes de descascar ou cortar. Deixe-os de molho na seguinte proporção: 1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária, por 15 minutos. Pode-se utilizar também hipoclorito. Vinagre não é indicado, pois não limpa.
  • Lave bem a embalagem do alimento, água e sabão, antes de abri-la.  
  • Para reutilizar o pote, enxague-o com água fervente e deixe secar naturalmente. 
  • Caso escolha utilizar carnes e ovos na salada, lembre-se de cozinha-los bem.  
  • Utilize ingredientes frescos e de preferência crus. Dessa forma, a salada não estraga com facilidade. 
  • Sempre que possível, utilize os ingredientes inteiros (por isso, dê preferência ao tomate tipo cereja, ovos de codorna etc). 
  • As saladas no pote duram em média cinco dias na geladeira, dependendo dos ingredientes utilizados.  
  • É recomendado acrescentar os itens mais perecíveis, como as carnes ou frutos do mar, próximo da data de consumo da salada. 
  • Para transportar a salada no pote, vale envolver o recipiente em um pano. Se possível, use uma bolsa térmica ou conserve em geladeira até o momento do consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário