quinta-feira, 15 de setembro de 2016

7 Dicas Para Ter Uma Vida Saudável Gastando Pouco



Um dos maiores problemas para seguir um estilo de vida mais saudável é o preço da comida. É natural que ao ter que readaptar a dieta, a gente tenha que abrir um pouco mais a mão para itens que são mais caros e, em tempos de crise, qualquer centavinho faz diferença. Eu conversei com a nutricionista Cricia Lopes, que é especialista em Nutrição Esportiva e Estética, sobre esse dilema de não ter dinheiro e querer ter uma vida menos industrializada. Juntos, listamos sete passos para conseguir gastar menos e manter uma alimentação saudável.

1. O truque para substituir os orgânicos (enquanto você tá sem grana)
Não é piração de nutricionista e nem de empresa que quer ganhar dinheiro. Para levar uma vida saudável, o ideal é comer alimentos orgânicos. Mas, basta ir na seção de orgânicos ou em uma loja especializada que você vai ver que comer alimentos livres de agrotóxicos é algo que até Tio Patinhas está reconsiderando. A diferença de preço entre um produto orgânico e um tradicional pode chegar até a 270%. Para evitar o consumo excessivo de toxinas, Cricia dá a dica: faça a higienização correta dos alimentos e os consuma sem casca. "Apesar de perder a maior parte das fibras dos alimentos, você pode garantir uma menor ingestão de agrotóxicos". Enquanto não diminuem o preço do orgânico, o melhor caminho é o jeitinho brasileiro. ¯\_(ツ)_/¯

2. Escolha frutas e verduras da estação
Pretende incluir frutas e verduras na dieta? Antes de comprar, saiba quais são aquelas que estão na estação. Elas são mais baratas e geram menor impacto ambiental. Se você está lendo este post em setembro, saiba que é a hora de comprar, por exemplo, banana, coco, laranja e caju.


Salva essa imagem no celular antes de ir para o mercado (fonte)

3. Faça compras em feiras e estabelecimentos mais baratos
Fique atento às promoções. Os supermercados, por exemplo, fazem promoções em dias diferentes da semana. Vale a pena conferir a terça da carne, a quarta do hortifrúti, por exemplo. Fique atento também às feiras de alimentos orgânicos que, de acordo com a nutri, oferecem preços bem mais acessíveis.

Dica bônus: nada de fazer compras com fome, senão, você vai levar o mercado inteiro para casa. Leve uma lista de compras e vá focado. Procure, pesquise, olhe os preços, avalie os rótulos. Se você quer economizar, vai precisar bater perna pesquisando.



4. Seja um marmiteiro!
A organização é essencial para quem quer levar uma rotina saudável! Então, deixe sua alimentação da semana organizada para evitar comer fora de casa. Neste post aqui eu já ensinei outros truques para se organizar durante a semana e gastar pouco. Evitar comer na rua também é um bom truque, de acordo com Cricia. “Quando estamos fora de casa geralmente optamos por alimentos ou refeições que não estão dentro do nosso dia a dia ou rotina”.

5. O primo baratinho também faz efeito
A carne está cara? Opte pelo ovo ou pelo frango. O óleo de coco é uma fortuna? Converse com seu nutricionista e veja qual é o melhor azeite para substituí-lo. Se sobrar um dinheirinho, deixe as opções mais caras para uma vez na semana ou a cada 15 dias.

6. Evite o desperdício
Você não precisa comprar leite de coco, farinha de coco e o óleo da fruta em itens avulsos. Com um coco apenas você consegue extrair tudo isso. E o melhor: gastando BEM menos e produzindo BEM menos lixo. Se joga no google e pesquisa sobre como fazer tudo isso em casa.

7. Procure uma orientação de um nutricionista
Se você tem plano de saúde, aproveite para marcar a sua consulta agora. Se você é do time dos que não tem, pagar uma consulta pode ser um bom investimento. É importantíssimo buscar um profissional que você se identifique e que consiga entender as suas necessidades. Eu já falei aqui quanto tempo eu demorei para conseguir atingir meus objetivos porque eu ignorava a importância do nutricionista. 

Aos poucos você vai perceber que investir uma grana para ter uma vida saudável é algo que vale a pena. É claro que optar por levar esse estilo de vida mais fit é um baita de um privilégio, afinal, tem uma galera que não tem muito poder de escolha no que vai comer ou não. Então, se a gente puder construir um ambiente mais saudável e sustentável a nossa volta, eu acredito que as coisas podem melhorar e muito para todos nós.

Espero que as dicas acima possam te fazer incluir escolhas mais saudáveis no seu dia a dia sem ter que gastar tanto. Deixa aí nos comentários o que você faz para economizar sem ter que comer porcaria, vou amar ler.

- - -

Para me seguir no Instagram, basta procurar por @pedro.hijo ou clicar aqui. Para seguir Cricia Lopes, é só clicar em @saudedebandeja. Ela posta uma porção de dicas por lá! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário